
Começam, hoje, as gravações de entrevistas do Candibook, iniciativa da Gazeta do Povo para dar espaço a todos os concorrentes nestas eleições. O projeto é uma plataforma on-line que abriga perfis dos candidatos a deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente.
A proposta é dar espaço igualitário a todas as candidaturas e oferecer ao leitor uma alternativa para conhecer os postulantes. É a terceira vez que o jornal vai desenvolver o projeto, disponível no site do jornal. Neste espaço, todos os candidatos terão um perfil com informações básicas como a área de atuação do político, foto, links para site de campanha e redes sociais. Também haverá uma entrevista em vídeo, de dois minutos, gravada na Redação do jornal, em Curitiba.
Embora o Candibook abrigue perfis de todos os candidatos que disputam vagas em 2014, o foco está nas proporcionais: a candidatura de deputados estaduais e federais é a mais disputada. Neste ano, até agora, concorrem mais de 750 candidatos para as 54 cadeiras da Assembleia Legislativa do Paraná e mais de 300 tentam compor as 30 vagas da bancada paranaense na Câmara dos Deputados. Para o eleitor, a dificuldade é conhecer todos os candidatos, já que essa infinidade de concorrentes tem de dividir o tempo no horário eleitoral de rádio e televisão, que é de apenas 30 minutos por dia, por cerca de 40 dias.
No Candibook, o eleitor poderá navegar pelos perfis dos candidatos, assistir a entrevista exclusiva e conferir o posicionamento político do candidato por meio do questionário de Nolan. As respostas do questionário, elaborado pelo cientista político David Nolan, indicam se o concorrente é de esquerda, direita, libertário, conservador ou centrista.
Projeto
O portal, que já funcionou nas eleições de 2010 e 2012, tem cunho jornalístico e deve servir como fonte de informação para os eleitores. Todos os partidos foram convidados e os candidatos são contatados para agendar a entrevista.



