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O SUV Equinox  será o substituto do Captiva no Brasil. A linha 2018 é uma das atrações da Chevrolet em Detroit. | Renyere Trovão / Gazeta do Povo
O SUV Equinox será o substituto do Captiva no Brasil. A linha 2018 é uma das atrações da Chevrolet em Detroit.| Foto: Renyere Trovão / Gazeta do Povo

Primeira grande mostra do ano, o NAIAS (North American International Auto Show) ou simplesmente Salão de Detroit (EUA) sempre apresenta uma dezena de novidades que acaba desembarcando também no mercado brasileiro.

A edição 2017, que acontece até o próximo dia 22, não é diferente. Chevrolet, Ford, Volkswagen, Mercedes-Benz, Volvo, entre outras, exibem modelos com passagem comprada para o Brasil. Confira algumas estreias previstas a partir deste ano:

A segunda geração do utilitário esportivo cresceu e agora oferece também a opção de 7 lugares, chamada de Allspace. Deverá desembarcar no Brasil no 2.º semestre para tirar de cena o Touareg e provavelmente conviver com a versão atual, que ganhou em setembro passado em solo nacional o motor 1.4 TSI a gasolina, de 150 cv.

A estreia no mercado brasileiro do modelo atualizado de 5 lugares, já à venda na Europa e agora EUA, ficará para uma segunda fase.

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A versão alongada, com uma terceira fila de assentos, tem um entre-eixos de 2,79 metros - cerca de 11 cm a mais que o Tiguan europeu. Nos EUA, andará com o motor 2.0 TSI, de 186 cv, associado ao câmbio automático de 8 velocidades.

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A lista de itens novos inclui controle de cruzeiro adaptativo (que freia e acelera o carro automaticamente), frenagem autônoma em caso de risco de colisão frontal e monitoramento de pedestres.

Não parece, mas o crossover passou por um retoque visual. Feito no Brasil, o Mercedes-Benz GLA não precisará de passaporte para estrear no 2.º semestre. Para-choques, grade frontal, faróis e luzes de neblina ganharam novos desenhos.

Outra mudança é a iluminação em led no lugar do bixenônio nos projetores. No interior, todas as versões passam a contar com uma tela de multimídia de 8” que interage com Android Auto e Apple CarPlay.

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Nos EUA, o modelo é vendido em três configurações: GLA 250, GLA 250 4Matic e GLA 45 AMG. As duas primeiras são equipadas com motor 2.0 turbo a gasolina de 211 cv, como no Brasil - não há, porém, a opção 1.6 turbo do GLA 200 brasileiro.

Já a versão esportiva AMG, não disponível em solo nacional, traz também um 2.0 turbo a gasolina, só que de 381 cv. Todos acoplados a um câmbio de dupla embreagem com sete velocidades.

A 5.ª geração do utilitário esportivo japonês está mais imponente e moderno. Novo desenho dos faróis (agora em led) e lanternas, além da grande cromada. Traz também motor 1.5 turbo, o mesmo do Civic, porém recalibrado para render 193 cv.

Há ainda uma opção 2.4 a gasolina aspirada, de 186 cv, presente no modelo atual à venda no Brasil. Destaque para o recorde das lanternas que invadem a tampa do porta-malas, muito parecido com que a fabricante utilizou no crossover WR-V, estrela da marca no Salão de São Paulo em novembro passado.

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O interior foi emprestado do novo Civic, repetindo o desenho do painel de instrumentos e volante e adotando a mesma central multimídia, com conexão para Android Auto e Apple CarPlay. O novo CR-V chega às lojas nacionais no fim do 1.º trimestre.

O crossover faz sua estreia nos EUA após virar um sucesso na Europa. No Brasil é esperado para 2018, quando promete travar um duelo acirrado com Honda HR-V e Jeep Renegade, além do Hyundai Creta que acaba de chegar às lojas.

A versão exibida em Detroit deve ser a mesma que ganhará cidadania brasileira em breve. O motor 2.0 flex, de 153 cv, associado ao câmbio automático CVT, é mesmo conjunto mecânico do sedã Corolla nacional.

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Apesar do visual arrojado, muito próximo ao do conceito visto, o interior segue a linha conservadora da Toyota, salvo a ousadia de uma linha azul que corta todo o painel e contorna a tela do multimídia.

A versão topo de linha dispositivos de segurança modernos como alertas de mudança indevida de faixa e de colisão.

A novidade do estande da Volvo nesta edição da mostra de Detroit é a ‘perua’ V90, mas ao seu lado está exposto o sedã de luxo S90, o sedã mais sofisticado já feito pela marca sueca.

Lançado mundialmente no ano passado, ele traz o mesmo nível de tecnologia do SUV XC90. Ou seja, é capaz de rodar até 130 km/h de forma autônoma e de detectar animais grande, seja dia ou noite, e frear sozinho. Desembarca no Brasil até a metade do ano com o propulsor 2.0 T6, de 320 cv.

O novo SUV Equinox apresentada na feira norte-americana será importado do México para o Brasil e substituirá o Captiva ainda neste ano.

O modelo da Chevrolet deve chegar com motor 1.5 a gasolina, de 173 cv, mas há a possibilidade de usar também o 2.0, de 255 cv. Ambos são turbos.

Montado sobre a plataforma do Cruze, o Equinox traz a identidade visual da marca: faróis afilados, grade seccionada em duas peças e vincos por todos os lados da carroceria. A traseira exibe lanternas em desenho horizontal, que invadem a tampa do porta-malas.

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As versões mais caras trazem frenagem autônoma em baixas velocidades, assistente de manutenção de faixa, alerta de colisão frontal, de tráfego cruzado e ponto cego.

Há ainda central multimídia MyLink 2 com conectividade Android Auto e Apple CarPlay e a tecnologia OnStar.

O conceito antecipa em Detroit o futuro utilitário de luxo da Audi que começa a ser produzido em 2018, com destino também para o mercado brasileiro.

A versão final poderá aparecer no Salão de Frankfurt, em setembro, e deverá ficar muito próxima ao design conceitual.

O Q8 Concept exibe uma grade frontal destacada e formada por seis barras verticais, que dividem os faróis com iluminação a laser. As lanternas são horizontais e chamam a atenção por emitirem um facho luminoso que corre de um lado para o outro.

Na cabine, o painel é totalmente digital e há quatro lugares com bancos esportivos individuais. Sob o capô um motor 3.0 V6 turbo, de hipotéticos 333 cv, acompanhado de outro elétrico de 100 kW, que gera 134 cv. Combinados, eles rendem cerca de 450 cv. Leia mais

A reestilização do utilitário compacto chegará aos EUA em outubro. Antes, porém, o novo EcoSport estreia no 1.º semestre no Brasil com o inédito motor 1.5 Dragon de 3-cilindros, de 130 cv, que substituirá o 1.6 Sigma, de 115 cv. Além dele, também o 2.0 do Focus, de 178 cv, equipará as versões mais caras.

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Para o Brasil o estepe foi mantido, ao contrário de outros mercados, como europeu e norte-americano. O motor 1.0 turbo EcoBoost acabou descartado, por enquanto.

A nova geração BMW Serie 5 é outra que faz sua estreia mundial no Salão de Detroit. Ela adota uma roupagem mais esportiva que a antecessora. Nos EUA começa a ser vendida no próximo mês, enquanto que no Brasil a previsão é para o 2.º semestre.

O carro evoluiu por fora e, principalmente, por dentro, com vários elementos de acabamento e tecnologia do irmão maior, o Série 7, considerado um dos carros mais modernos do mundo.

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As opções mecânicas foram mantidas: a versão 530i traz o motor 2.0 turbo, de 255 cv, e a 540i roda com o 3.0, de 6 cilindros e 340 cv, administrados pela transmissão automática de 8 marchas.

O BMW Serie 5 também vem na versão apimentada M550i, com propulsor V8 4.4 biturbo, de 468 cv e 66,2 kgfm de torque. Nos EUA e Europa é ofertada ainda um híbrido plug-in, de 255 cv de potência combinada, aliando o motor de 184 cv a gasolina ao motor elétrico de 70 kW (95 cv).

Líder de vendas entre os automóveis de passeio nos EUA, o Toyota Camry surge em sua 8.º geração com o visual pra lá de chamativo. Sem dúvida, perdeu o ar de tiozão com linhas arrojadas, principalmente na dianteira.

O sedã médio traz um novo motor 3.5 V6 e um 2.5, de quatro cilindros, ambos mais eficientes e associados a ao inédito câmbio automático de oito marchas.

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Será o primeiro Toyota a vir com o novo sistema multimídia da marca, chamado de Entune 3.0. Ela exibe várias informações do veículo e comanda desde o aquecimento e resfriamento dos bancos a conexão com smartphones e acesso ao GPS.

No pacote de segurança estão câmera de ré, 10 airbags, detecção de pedestres, alerta de colisão, assistente de mudança de faixa e faróis inteligentes

No Brasil, o Camry tornou-se um veículo de nicho, com poucas unidades vendidas, por isso a data de sua estreia permanece indefinida.

O jornalista viajou a convite da GM
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