Um problema de décadas envolvendo uma das mais importantes rodovias do estado de Minas Gerais começa a ser solucionado. Foi assinado nesta quinta-feira (4) o contrato de concessão da BR-040, rodovia que liga as cidades de Belo Horizonte a Juiz de Fora. A concessionária EPR Via Mineira, do Grupo EPR, assume oficialmente o trecho nos próximos 30 dias.
O contrato envolve a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Ministério dos Transportes e o Grupo EPR em um trecho de 232,1 quilômetros. A concessionária terá de destinar R$ 8 bilhões para investimentos no trecho, em uma concessão de 30 anos de duração.
Ainda não há data definida para o início da cobrança do pedágio.
A rodovia passa por 15 municípios mineiros. “Logo nos primeiros dias de operação, o usuário perceberá as mudanças iniciais na rodovia. Além de garantir assistência imediata em casos mecânicos e de saúde, a concessionária também iniciará trabalhos de revitalização no asfalto e na sinalização”, disse em comunicado oficial o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale.
Melhorias previstas no trecho:
- Duplicação de quase 164 km;
- 42 km de faixas adicionais;
- 15 km de vias marginais;
- 34 correções de traçado;
- 14 viadutos;
- 57 pontos de ônibus;
- rampa de escape;
- 14 km de ciclovias;
- 17 barreiras acústicas;
- 7 caixas para produtos perigosos;
- 11 passagens de fauna;
- Ponto de Parada de Descanso (PPD);
- 5 postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF);
- 8 passarelas.
Concessão da BR-040 inclui possibilidade de free flow para pagamento de pedágio
Segundo a ANTT, também está prevista a instalação de novas luzes em trechos com curvas côncavas de baixa visibilidade, sistema de análise de tráfego, detecção automática de incidentes, 117 câmeras de circuito fechado de TV e 20 em passarelas, um sistema de monitoramento meteorológico, três ambulâncias tipo C e duas tipo D. “O contrato também inclui a possibilidade de migrar do sistema de cobrança convencional para o eletrônico por meio do sistema de livre passagem [free flow]”, afirmou o órgão federal.
Quando iniciar as operações, a concessionária ficará responsável pelos atendimentos médicos e mecânicos, monitoramento em centro de controle. A empresa terá de realizar, de imediato, intervenções emergenciais no pavimento para remover imperfeições, como buracos e trilhas de roda. “Também será realizada a recomposição da sinalização defeituosa. Os serviços imediatos devem ser realizados dentro do primeiro ano de concessão”.
A cobrança das tarifas inicia após a revitalização das estruturas e instalação de sistema de comunicação e fica sujeita à vistoria técnica da ANTT. “Após a conclusão das obras, a EPR solicitará à Agência a realização da vistoria. Portanto, ainda não é possível prever o início do pagamento das tarifas, que dependerá da etapa de recuperação das estruturas”, lembrou a ANTT.
As tarifas de pedágio na BR-040 seguirão a tabela do edital, incluindo o desconto oferecido no leilão e ajustes referentes à inflação. O consórcio vencedor ofereceu desconto de 11,22% sobre a tarifa básica de pedágio.
Conanda prepara norma que incentiva aborto em crianças vítimas de estupro
Sleeping Giants e instituto de Felipe Neto são beneficiados por dinheiro do governo americano
Defesa de Monark vai usar relatório da PF para pedir arquivamento de ação sobre 8/1
O corte de gastos vai ficando para o Dia de São Nunca
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião