Comece definindo as necessidades e perfil de você e sua família para a escolha do imóvel ideal
Comece definindo as necessidades e perfil de você e sua família para a escolha do imóvel ideal| Foto: Shutterstock
  • Por Terrasse
  • 23/01/2024 13:50

Escolher um imóvel ideal envolve diversos fatores e é uma decisão bastante importante. A escolha deve ser pensada e planejada juntamente com a família para o local ser mais do que um imóvel, um lar. O lugar deve oferecer conforto e praticidade, se tornando um ambiente agradável para todos os moradores.

Sabemos que essa decisão pode ser complexa, por isso separamos algumas dicas para você optar pelo imóvel ideal para você e sua família.

Imóvel ideal: fatores para considerar 

A escolha pelo imóvel ideal deve ser feita pensada com base em um conjunto de fatores. Não é só o imóvel em si que deve ser considerado, mas também localização, infraestrutura e segurança. Já que esses são itens que contribuem para uma boa experiência de moradia.

Confira o que analisar na hora da escolha do seu novo lar:

Apartamento x casa 

Uma das primeiras escolhas a serem feitas é se os futuros moradores preferem casa ou apartamento. Não há uma decisão certa ou errada e sim uma questão de preferências ou necessidades. Com essa opção selecionada já é possível começar um filtro na escolha do imóvel.

Estrutura do imóvel 

Depois disso, é necessário entender qual é a necessidade de estrutura do imóvel. Nesse momento, é crucial considerar quantas pessoas vão morar ali e qual a necessidade de cada um. Isso acaba definindo a quantidade de quartos e o espaço que o imóvel tem. É importante entender também quais são as prioridades da família. Se é uma área externa, um espaço a mais para escritório, área gourmet, uma cozinha mais ampla. São questões de estilo de vida, mas que impactam muito na rotina dos moradores.

Infraestrutura 

Após selecionar o perfil do imóvel em si é preciso começar a filtrar a localização. Começando pela infraestrutura, um dos principais pontos para analisar no novo bairro para morar. Comece analisando a acessibilidade, observando as condições das ruas e calçadas.

Além disso, busque saber como é a qualidade de chegada de energia do local e saneamento básico. Todos os pontos podem ser levantados pelos próprios moradores ou recorrer até mesmo aos órgãos competentes.

Segurança 

A segurança do local que você cogita morar é outra questão crucial. Tente avaliar os índices de criminalidade com os órgãos competentes e os moradores da região. É preciso pensar na segurança familiar e escolher locais com menos casos de furtos, roubos e assaltos. Iluminação e frequência de policiamento também devem ser analisadas na nova região que se pretende morar.

Comércio, lazer e serviços nas proximidades 

Outra questão importante que interfere na qualidade de vida e que deve ser pensada ao escolher o imóvel ideal é se a localização escolhida possui locais como mercados, padarias, farmácias, lojas de comércio geral, lugares para lazer, como praças e parques.

Avalie se o bairro pode ser considerado autossuficiente.

Potencial de valorização 

Na compra de um imóvel, planejamento nunca é demais. Um dos pontos que muitas pessoas não consideram, por exemplo, é na venda futura do imóvel, caso seja necessário. Na maioria das vezes ao adquirir uma casa ou apartamento é pensado apenas no momento e que aquele bem será da família para o resto da vida. Mas muitas coisas podem acontecer ao longo do tempo e a venda pode ser inevitável.

Por isso, o potencial de valorização do local também deve ser avaliado. Nesse momento, é importante contar com consultoria de profissionais do ramo imobiliário que conseguem avaliar melhor a questão e possuem conhecimento de tendências futuras para aquele local.

Adquira seu novo imóvel com a Terrasse Engenharia  

Se está buscando um novo imóvel em Curitiba, conheça o portfólio de empreendimentos da Terrasse Engenharia. Temos diversas opções para atender as suas necessidades e da sua família. Dentre eles, é importante ressaltar que temos apartamentos com plantas diferenciadas para atender os diferentes tipos de públicos.

Conheça nossas opções e deixe que nossos profissionais te auxiliem na busca do seu imóvel ideal.