Cozinheiros de Cartagena das Índias, no norte da Colômbia, quebraram neste domingo (19) o recorde Guinness de maior coquetel de camarão do mundo, com um recipiente que conteve uma mistura de camarão, verduras, molhos e limão que pesou 1.320 quilos.
O “coctelón”, como as pessoas chamaram o enorme aperitivo, foi preparado com cerca de cem quilos de alho, 300 de cebola, 150 de limão, 60 de verdura, 550 de molho de tomate e pouco mais de mil quilos de camarão.
“Queremos por Cartagena no palco do mundo como uma vitrine gastronômica por excelência e esperamos que o instituto de patrimônio reconheça esta atividade como patrimônio gastronômico material e imaterial da cidade”, explicou o organizador do evento, Arnold Venera.
A preparação do coquetel aconteceu na Praça da Alfândega, localizada em frente à Prefeitura de Cartagena, no centro histórico desta cidade e participaram coqueteleiros de Cartagena, engenheiros de alimentos e chefs profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem, sob supervisão de um delegado do Guinness.
O representante do Guinness Record certificou a marca mundial, que estava em poder do México com 1.160 quilos.
O recipiente de acrílico no qual foi preparado este gigantesco coquetel tem uma altura de três metros, 170 centímetros de diâmetro e peso de duas toneladas.
Após estabelecer o novo recorde, o coquetel de camarão foi distribuído para degustação entre as centenas de pessoas que se reuniram para serem testemunhas do novo recorde Guinness colombiano.