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Novos contratos vão permitir mudança da forma de cobrança convencional do pedágio para o chamado free flow.
Novos contratos vão permitir mudança da forma de cobrança convencional do pedágio para o chamado free flow.| Foto: Aniele Nascimento/Arquivo Gazeta do Povo

Os lotes 3 e 6 das novas concessões de rodovias no Paraná irão a leilão ainda em 2024. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que está conduzindo o processo, autorizou nesta quinta-feira (5) a publicação de ambos os editais, o que deve ocorrer na próxima sexta-feira (6). Somados, os dois lotes contam com mais de 1,2 mil km de rodovias estaduais e federais, e os investimentos previstos são estimados em R$ 35,8 bilhões durante os 30 anos de concessão e cobrança de pedágio.

As rodovias, de acordo com a ANTT, receberão 500 km de duplicações, 7 contornos, construção e readequação de interseções entre pistas, além de terceiras faixas, áreas de escape, passarelas para travessia de pedestres e paradas para descanso dos usuários. Tanto no lote 3 quanto no lote 6 há ainda a previsão de construção de ciclovias, passagens de fauna e pontos de ônibus.

Novos contratos contarão com a possibilidade de pedágio free flow

Uma novidade prevista para as novas concessões dos trechos é a possibilidade de migração da cobrança convencional, como a que é feita hoje nas praças de pedágio, para o sistema de livre passagem, conhecido como free flow. Esta mudança, informou a ANTT, foi proposta pelo governo do Paraná.

“O processo de regulação do Free Flow está em andamento na ANTT, mas isso não impede que a tecnologia seja prevista nos editais. Nos pontos previstos para a instalação de novas praças, as empresas poderão implementar o sistema, que trará benefícios significativos, como maior fluidez e segurança para os usuários, além de uma eficiência operacional para as concessionárias”, explicou Luciano Lourenço, diretor da ANTT.

Modelo de concessões de rodovias no Paraná é inédito, diz diretor da ANTT

Lourenço destacou o caráter inédito do projeto das novas concessões de rodovias no Paraná. Segundo ele, pela primeira vez foi estudada uma concessão na forma de malha estruturada, e não trechos isolados de rodovias. Entre as melhorias comuns aos dois lotes, detalhou o diretor da ANTT, estão a instalação de câmeras com sistema de reconhecimento de placas e detecção automática de incidentes, painéis luminosos para a exibição de mensagens, balanças de pesagem automática e monitoramento meteorológico.

“Trouxemos para os contratos de concessão do Paraná o que há de mais moderno em rodovias no Brasil. E o modelo de leilão será o mesmo visto nos dois primeiros lotes, maior desconto associado ao aporte financeiro. Descontos acima de 18% deverão devem vir seguidos de aportes progressivos para trazer mais segurança financeira e jurídica aos contratos.

O que esperar para o lote 3 das novas concessões

O lote 3 engloba 22 cidades dentro da chamada Malha Norte. O trecho faz a ligação do Norte do Paraná com a BR-277. Neste lote serão 569 km das rodovias BR-369, BR-373, BR-376, PR-170, PR-323, PR-445 e PR-090.

Estão previstos 132 km de duplicações e mais 24,6 km de faixas adicionais nas rodovias. Os destaques deste lote são os contornos, como o de Apucarana, ligando a BR-369 à BR-376; o Norte, entre a BR-376 e a BR 373, e o Leste, ligando a BR-373 à PR-151, ambos em Ponta Grossa; o de Califórnia, para tirar o tráfego da BR-376 da área urbana do município; e o de Arapongas, que já deveria ter sido entregue pela antiga concessionária ainda durante a vigência dos antigos contratos.

O que esperar para o lote 6 das novas concessões

O lote 6 vai completar toda a concessão da BR-277, desde a tríplice fronteira, no Oeste do Paraná, até o Porto de Paranaguá. São 646,3 quilômetros das rodovias BR-163, BR-277, PR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483.

Para este trecho estão previstos 462 km de duplicações, grande parte na BR-277. É esperada também a construção do contorno de Marmeleiro, no sudoeste paranaense, como ligação entre a PRC-280 e a PR-180.

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