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Lote 5

Com desconto de 23,83% na tarifa do pedágio, Grupo Pátria arremata último lote das rodovias do Paraná

Lote 5 Rodovias Paraná
BR-163 faz parte do lote 5 das rodovias do Paraná. (Foto: Geraldo Bubniak/Governo do Paraná)

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O Grupo Pátria arrematou nesta quinta-feira (30) o lote 5 das rodovias do Paraná após oferecer um desconto de 23,83% sobre a tarifa básica do pedágio. O leilão foi realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) e contou com outra concorrente: Consórcio Way Brasil + Kinea.

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Esse foi o último dos seis lotes do novo pacote de concessões de estradas paranaenses. O primeiro leilão foi realizado em 2023, dois anos após o fim do antigo Anel de Integração, que vigorou por 24 anos e acumulou polêmicas com a não entrega de obras previstas inicialmente em contrato, incluindo aditivos feitos em troca de propina.

Responsável pelo lote 1 desde o início do ano passado — sob o nome de Via Araucária —, o Grupo Pátria também assumirá 430,78 quilômetros das rodovias BR-158, BR-163, BR-369, BR-467 e PR-317, que ligam Maringá a Cascavel e Guaíra a Cascavel, no noroeste e oeste do Paraná.

Nos próximos 30 anos, a empresa terá investir R$ 6,6 bilhões em obras e R$ 5,1 bilhões em serviços de manutenção e conservação. De acordo com o cronograma da ANTT, a assinatura do contrato do lote 5 deve ocorrer até fevereiro de 2026. Ainda não há data definida para o início da cobrança do pedágio nas cinco praças — duas delas novas. Nos lotes anteriores, a cobrança começou cerca de dois meses após a assinatura.

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Grupo Pátria e Ratinho Junior falam em "vitória"

O sócio do Grupo Pátria, Thiago Bronzi, afirmou que o lote 5 estava na mira desde o início das concessões em 2023. Segundo ele, fechar o ciclo de concessões das rodovias do Paraná foi “uma vitória valiosa construída com anos de estudo” e que agora o foco é cumprir as obras previstas. “Estamos preparados para alocar todos esforços e recursos para realizar as melhorias nas rodovias, garantindo a segurança, conforto e eficiência aos usuários”, declarou Bronzi.

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), lembrou novamente sobre o período do Anel de Integração, que ficou marcado por preços altos de pedágio, poucas obras e casos de corrupção. “Hoje é um dia de muita vitória para o estado do Paraná”, afirmou o governador.

Ratinho Junior destacou o modelo construído junto com o governo federal e a ANTT para os seis lotes e que serviu de modelo para leilões de outros estados. “É um projeto inovador porque foi pela primeira vez que as rodovias estaduais se juntaram com rodovias federais e foram divididas em lotes robustos para atrair investidores. É um projeto inovador e vencedor para o Brasil”, avaliou o governador.

Lote 5 das rodovias do Paraná terá dois novos pedágios 

Esse lote tem uma proporção maior de duplicações, chegando a 55% do total, somando 238,57 quilômetros. Os maiores trechos estão na BR-369 entre Campo Mourão e Cascavel (170,81 quilômetros) e na BR-163 entre Guaíra e Marechal Cândido Rondon (58,2 quilômetros).

Além disso, serão construídos 19,99 quilômetros de vias marginais e um contorno, em Guaíra, com 3,71 quilômetros de extensão. O lote 5 terá cinco praças de pedágio, sendo que duas serão implantadas nos próximos meses:

  • Cascavel - BR-163 (nova praça)
  • Terra Roxa - BR-163 (nova praça)
  • Corbélia - BR-369 (existente)
  • Mamborê - BR-369 (existente)
  • Floresta - PR-317 (existente)

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