As fortes chuvas registradas no litoral sul de Santa Catarina no final de semana atingiram principalmente 18 municípios e colocaram cinco em situação de emergência. A Defesa Civil contabilizava, na tarde de domingo (4), 372 desabrigados - que foram levados para abrigos públicos - e 680 desalojados pelas enchentes - que procuraram casas de parentes e amigos -, informou o gerente do órgão, major Émerson Neri Emerim.
Criciúma, Turvo, Nova Veneza e Içara decretaram situação de emergência. Em 24 horas, algumas localidades registraram 150 milímetros de chuva, relatou a Defesa Civil. Na barragem de São Bento, próxima a Siderópolis e Nova Veneza, foram 240 milímetros acumulados no mesmo intervalo de tempo.
A Defesa Civil catarinense precisou resgatar de barco e helicóptero viajantes que ficaram ilhados entre os quilômetros 404 e 409 da BR-101, entre os municípios de Maracajá e Araranguá (SC). Embora o órgão tivesse emitido alerta no sábado sobre a provável interdição da pista, muitos motoristas permaneceram na estrada, que acabou sendo invadida pela água, relatou Emerim. Alguns motoristas podem não ter tomado conhecimento do alerta, observou ele.
Cerca de 50 veículos foram impedidos de prosseguir em direção ao Rio Grande do Sul e também de retornar, já que a água tomou a pista no sentido contrário, e foram obrigados a permanecer na estrada durante a noite. A Defesa Civil retirou aproximadamente cem pessoas de barco do local, que foram levadas para abrigos, e acionou helicóptero no domingo para remover outras 30 que resistiam em deixar o local. O escoamento da água que invadiu a pista era dificultado por uma ressaca no mar, explicou o major.
Na região, a Polícia Rodoviária Federal orientou motoristas a tomar um desvio por estradas estaduais, que aumenta o percurso em cerca de 30 quilômetros. O desvio foi liberado apenas para automóveis e ônibus de passageiros. No Rio Grande do Sul, houve interdição no quilômetro 62 da BR-101, na altura de Maquiné no sábado, quando uma cratera se abriu na pista por causa das chuvas. A rodovia foi liberada na tarde de domingo.