Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
resposta

Senado cumprirá seu papel constitucional, diz Renan sobre carta de Dilma

Ele destacou que, como presidente da Casa, trabalhará para manter a isenção durante o julgamento, que será comandado pelo presidente do STF, Ricardo Lewandowski

Renan dá entrevista coletiva após a divulgação da carta de Dilma | Jonas Pereira/Agência Senado
Renan dá entrevista coletiva após a divulgação da carta de Dilma (Foto: Jonas Pereira/Agência Senado)

Minutos após a divulgação da carta da presidente afastada, Dilma Rousseff, em que chama de “golpe” o processo de impeachment e defende a realização de eleições gerais se permanecer no cargo, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou que a Casa - no momento de conflagração nacional - vai cumprir o seu papel constitucional. Ele destacou que, como presidente do Senado, trabalhará para manter a isenção durante o julgamento, que será comandado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.

“O julgamento começará no dia 25, deve se estender por três ou quatro dias e eu não tenho nenhuma dúvida - e como os senhores sabem - o presidente do Senado é apenas produto do que o Senado quer e pensa. O Senado vai cumprir o seu papel”, disse.

Mais cedo, antes de se reunir com o presidente em exercício, Michel Temer, Renan disse ser contra a realização de um plebiscito para defender novas eleições, defendido por Dilma na carta. “Na democracia, a melhor saída sempre é a saída constitucional e plebiscito e novas eleições não estão previstos na Constituição. Então isso não é bom”, afirmou Renan.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.