A passagem do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quinta-feira (17), por Curitiba já provocou lentidão no trânsito. A previsão de chegada de Lula na capital paranaense é por volta das 18h30. O presidente vai participar, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PR), da cerimônia de posse do desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, primeiro cego do país a ser nomeado juiz. Em razão disso, uma das faixas da Avenida Vicente Machado foi bloqueada, desde a manhã desta quinta-feira, nas proximidades do cruzamento com a Rua Visconde de Nacar, no Centro.
A faixa que dá acesso ao estacionamento do TRT está bloqueada para os carros. Por ali passará a comitiva que levará o presidente. Agentes da Diretran estão no local orientando os motoristas. O trânsito flui com lentidão na região.
Segurança
Lula deve desembarcar no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, por volta das 18 horas. Um esquema especial de segurança foi montado e entre as 18h e 19h equipes do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), da Polícia Militar (PM), da Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran) e do Exército Brasileiro farão a escolta dos veículos da comitiva presidencial do Aeroporto Afonso Pena até o TRT-PR. Segundo o tenente Omar Bail, do BPTran, os cruzamentos das vias por onde a comitiva passará serão interrompidos momentaneamente.
"Não haverá bloqueios, haverá apenas a paralisações rápidas para a passagem dos veículos oficiais, que terão preferência", explica. De acordo com Bail, o percurso que será feito não pode ser divulgado, uma vez que o esquema de trânsito tem por objetivo garantir a segurança do presidente.
Ainda no Afonso Pena está prevista a participação do presidente Lula no pré-lançamento da medalha comemorativa dos 100 anos de fundação do Coritiba, que serão completados no próximo dia 12 de outubro. Do aeroporto o presidente segue direto para a sede do TRT-PR, na Avenida Vicente Machado, 147. Após a solenidade, Lula irá para o Hotel Bourbon & Tower, também no Centro, onde passará a noite. Na manhã de sexta-feira (18) o presidente parte para o Rio Grande do Sul, onde cumpre agenda oficial.
Desembargador
A cerimônia de posse do desembargador está prevista para começar às 19 horas, em meio à comemoração dos 33 anos do TRT-PR. Fonseca foi nomeado para o cargo de desembargador, em julho, pelo próprio presidente Lula, após indicação de procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT), onde trabalhou durante 18 anos. A posse representa um marco para o Judiciário brasileiro, porque rompe com o conceito de que cego não pode ser juiz. O próprio Fonseca foi barrado, em 1989, no exame médico de seleção para vaga de juiz no TRT de São Paulo.
Ele perdeu a visão aos 23 anos e, em entrevista concedida à Gazeta do Povo, contou que não chegou a aprender braile, por isso, na faculdade, dependia de gravações de trechos de livros feitas pelos amigos para se preparar para as provas. É da mesma forma que pretende trabalhar no TRT, com a ajuda de um de seus oito assessores no gabinete.
Mais informações em breve
Deixe sua opinião