Tecnologia no EaaS não vêm do cliente, mas sim da fornecedora, o que elimina investimentos iniciais.
Tecnologia no EaaS não vêm do cliente, mas sim da fornecedora, o que elimina investimentos iniciais.| Foto: ShutterStock
  • Por VILCO
  • 26/05/2021 14:01

Imagine uma solução que transforme sua empresa num expoente local em matéria de sustentabilidade e, ao mesmo tempo, reduza gastos com energia elétrica de maneira significativa, garantindo o combo visibilidade e economia. Seria um sonho, não é verdade?

A boa notícia é que essa alternativa já existe e tem nome: Energy-as-a-Service, ou simplesmente EaaS. O sistema consiste em oferecer uma solução moderna e arrojada, possibilitando que empresas se tornem co-produtoras de energia sem precisar investir um único centavo em infraestrutura.

Como funciona o serviço de Energy-as-a-Service

O EaaS nada mais é do que uma colaboração entre o cliente e uma empresa especializada que oferece toda a logística necessária para a produção de energia elétrica. As regras e a logística de concessão da energia renovável são estabelecidas de acordo com as necessidades e o perfil do contratante, transformando essa proposta em uma solução totalmente adaptável e flexível.

Sem nenhum investimento inicial em estrutura e nem necessidade de espaço físico para instalações de grande porte, empresas de qualquer setor ou área podem se tornar referência em sustentabilidade e ainda economizar percentuais significativos no fim do mês, já que passam a co-produzir a energia elétrica que consomem.

Embora ainda tenha ares de novidades no Brasil, o Energy-as-a-Service já é muito popular ao redor do globo. De acordo com uma pesquisa empreendida pela indiana Market Research Group em 2017, o mercado mundial de EaaS deve movimentar cerca de 51,8 bilhões de dólares até 2023.

A Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, é um exemplo de instituição que despontou como grande defensora do sistema de Energy-as-a-Service e de fontes de energia renovável de modo geral. A estimativa da instituição de ensino, que adota o EaaS, é alcançar de 20% a 25% de economia na primeira década de implantação da modalidade, com potencial para crescer mais após esse período.

Vantagens do EaaS

  • Economia na conta de luz da empresa que pode chegar a 25% por mês;
  • Nenhum investimento inicial e resultados sentidos no abatimento das despesas desde o início;
  • Marketing positivo para a empresa, que desponta como uma referência local em sustentabilidade;
  • Possibilidade de fazer parte de um sistema coletivo e vertical de distribuição energética, que trará benefícios para toda a sociedade no longo prazo;
  • Todos os riscos e investimentos do capital, bem como cessão de equipamentos, ficam por conta da fornecedora do EaaS.

Por onde começar?

O primeiro passo é, claro, escolher uma empresa de confiança para ser fornecedora do sistema de EaaS.

No Brasil, uma das grandes referências do serviço é a VILCO. Localizada em Florianópolis, uma das empresas excelentes do setor elétrico já criou projetos em todas as regiões do país ao longo de seus mais de 10 anos de história.

Uma vez fechado o negócio, não há muito com o que se preocupar - a VILCO estrutura todo o projeto, realiza a implantação e oferece toda a assessoria necessária para a manutenção do sistema EaaS. Depois, é só colher os bons frutos!

Para começar a discutir a possibilidade de levar a realidade de EaaS para sua empresa, o primeiro passo é entrar em contato com uma fornecedora que possua um portfólio confiável e experiência considerável com Energy-as-a-Service.

Conheça a VILCO