São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro - Mais três corpos de vítimas de deslizamentos foram encontrados ontem no complexo do Baú, em Ilhota. Já são agora 131 mortos em razão das chuvas em Santa Catarina. O comandante das operações de busca em Ilhota, o bombeiro César da Assunção Nunes, disse que os corpos estavam a 6 km do Braço do Baú, uma das localidades com mais riscos de desmoronamento no estado. Os corpos ainda não foram identificados.
As chuvas que voltaram a provocar deslizamentos e alagamentos nesta semana no estado pararam na madrugada de ontem. A previsão é de sol até domingo.
Ontem, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou um projeto de lei para a realização de um concurso especial da Mega-Sena destinado às vítimas das enchentes de Santa Catarina. Pelo projeto, 47,37% do dinheiro arrecadado no concurso será destinado ao socorro das vítimas. O projeto de lei, de autoria do senador Raimundo Colombo (DEM-SC), é terminativo e seguirá para a votação na Câmara dos Deputados.
Minas Gerais
Mais uma morte foi registrada ontem em Minas Gerais e já são 39 as cidades em situação de emergência. O corpo de um homem de 62 anos,que havia sido arrastado pela correnteza de um rio quando passava de carro sobre uma ponte, foi localizado em Carmo da Mata. Com ele, são 11 mortes no estado desde o início da temporada de chuvas, em setembro.
De acordo com a Defesa Civil, o número de afetados pelas chuvas em Minas já chega a 150 mil com 4.193 desabrigados e 22.752 desalojados. Além das 39 cidades em situação de emergência, outras 32 relataram ocorrências à Defesa Civil.
Segundo a Defesa Civil, todos os municípios afetados estão recebendo material emergencial, como cestas básicas, água potável, colchões, cobertores, roupas e rolos de lona plástica para contenção de encostas.
A previsão para hoje é que as chuvas continuem intensas na região centro-oeste do estado. Nas demais áreas, incluindo Belo Horizonte e a região metropolitana, o sol aparece, mas há possibilidades de pancadas de chuvas à tarde.
Espírito Santo
A Secretaria da Saúde do Espírito Santo confirmou, por exames preliminares, as duas primeiras mortes por leptospirose após as chuvas que atingiram o estado. As vítimas são um adolescente de 14 anos, de Vila Velha (região metropolitana de Vitória), e um homem de 63 anos, que morreu no domingo na capital capixaba.
No Rio de Janeiro, há pelo menos 2.484 desalojados e 173 desabrigados. Mais de 14 mil pessoas foram afetadas.