Tira-dúvidas
A Gazeta do Povo vai ajudar a esclarecer as principais dúvidas dos leitores sobre a gripe A H1N1. Clique aqui para mandar a sua pergunta. As questões selecionadas serão respondidas por especialistas e publicadas na versão impressa e on-line do jornal.
- Confira as respostas das questões já enviadas pelos leitores
- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A
- Doença afeta menos as crianças
- Nenhum remédio imuniza contra gripe A
- Europa teme nova onda de gripe A com retorno de aulas
- Criança de quatro anos é 7ª vítima da gripe A em Londrina
- Alunos da UEM voltam às aulas na expectativa de mudanças no calendário
- Lacen zera fila de exames para detecção da nova gripe no Paraná
Novos números da nova gripe em Maringá foram divulgados nesta segunda-feira (24) pela Secretaria de Saúde Municipal e mais um óbito causado pela nova gripe foi confirmado. Maringá já registra oito mortes por complicações causadas pela gripe A. De acordo com o balanço da Secretaria estão registrados 1544 casos suspeitos com 66 confirmações e 40 descartes. Estão hospitalizados 129 pacientes e 10 permanecem em UTI. Outras 1309 pessoas estão fora do período de transmissão.
De acordo com secretário de saúde, Antonio Carlos Nardi, a 8.ª morte confirmada é de um homem, de 49 anos, que já estava com a doença diagnosticada por exames. "O paciente não resistiu às complicações e faleceu nesta segunda", disse.
Segundo Nardi, apesar do crescimento do número de notificações e casos confirmados, a doença continua sob controle e já houve redução na incidência da gripe A na cidade. "Já chegamos a registrar 250 notificações (casos suspeitos) em um dia. De sexta-feira (21), até o meio-dia desta segunda (24) aconteceram 200 notificações", explicou.
O secretário disse ainda que a população deve continuar em alerta, pois a gravidade da doença é grande e os cuidados básicos precisam continuar. "Todas as precauções e medidas preventivas continuam sendo tomadas pela Secretária e a população também deve continuar cuidando da higiene pessoal para reduzir o risco de contágio pela nova gripe", disse.
No dia 18, uma mulher de 29 anos que estava internada numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) morreu e exames também já tinham confirmado a contaminação pela nova gripe. As mortes confirmadas são de quatro mulheres, três homens e uma criança.
Deixe sua opinião